Neste final de ano como de costume,
comprei o CD das escolas de samba do grupo especial, versão 2012. Ao escutar
fiquei decepcionado com a qualidade das obras apresentadas.
Começando, por uma analise do samba da
atual campeã Beija Flor, ele tem uma letra que embora, não fuja muito do senso comum,
do uso de adjetivos e substantivos que já estão surrados no universo do samba,
tem uma poesia minimamente apreciável, mas fica muito longe de outras obras da
escola de Nilópolis produzidas, por exemplo, na década de 2000.
Escutando o restante do CD, cheguei à
conclusão, que é uma das piores safras dos últimos anos do grupo especial. Os
sambas da Mangueira e da União da Ilha do Governador são de fazer chorar
qualquer amante da ala de compositores destas duas fabulosas escolas.
O samba da Mangueira tem um repetido sim
no intervalo de uma frase, na segunda estrofe do samba, que ficou ridículo
sonoramente. O ultimo refrão, vem com um jargão do tempo do Jamelão. Eu sou
Mangueira, “a voz do morro”. Totalmente batido.
“A
União da Ilha, que já teve obras do quilate de “Domingo”, “O Amanhã”, O que
será”? E É hoje, Vem para o carnaval 2012 com um samba sofrível. A melodia é parecida
com a dos três últimos sambas da escola e, sua dissertação chega a ser bizarra
em alguns momentos. Molho inglês no meu parco conhecimento culinário se bota
num belo bife e não, na feijoada como diz a letra do samba.
Agora, fazendo uma analise mais profunda
do porque de tanta mediocridade num disco de samba enredo, não dá para botar
tão somente na conta da mercantilização do concurso de samba ou na falta de
qualidade e imaginação de alguns compositores. É preciso questionar a produção
e gravação do disco de samba enredo.
A indústria cultural transformou os sambas
enredos em algo sem alma e identidade e o mais grave com a ajuda e
consentimento de sambistas.
Para encerrar, quero falar do samba da
Portela que está sendo considerado pela critica como o melhor samba da escola
de Madureira das ultimas décadas. Já vi gente falando que este samba é melhor
do que de 1984 e 1995 da Portela. Em minha opinião isto é uma heresia. O samba
2012 da Portela é um bom samba que comparado com a baixíssima qualidade das
outras obras deste ano, vira na cabeça de alguns marinheiros de primeira
viagem, uma obra prima que não é na verdade.
Analisando o samba da Portela podemos ver
que o enredo é super batido, e sua poesia é trivial e óbvia. Mas o que
surpreende negativamente no samba da
Portela de 2012 é sua melodia sem estética sonora. Se compararmos a melodia
deste samba como o Gosto que me Enrosco de 1985, O ultimo da um banho de emoção
sobre o primeiro.
Esta na hora de nós amantes do samba enredo,
alertarmos para onde estão levando o gênero musical que se transformou em trilha
sonora da nossa História. Se não rompermos com este paradigma pasteurizado e
sem imaginação o samba enredo vai desaparecer como os dinossauros da face da
terra.
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