A opinião do pesquisador e historiador sobre os acontecimentos do carnaval

Fernando Pinto: Precursor do carnaval Virtual

Ao assistir aos desfiles das escolas de samba virtuais, me lembrei do saudoso carnavalesco Fernando Pinto. E também veio na memória, seu carnaval de 1985 na Mocidade Independente de Padre Miguel. Naquele ano Fernando Pinto escolheu como enredo para escola da vila vintém, o tema "Ziriguidum 2001"Um carnaval nas estrelas.






Se pararmos para vermos de novo aquele deslumbrante desfile, chegaremos à conclusão que genial carnavalesco pernambucano, dentro da sua clara vidência foi precursor do carnaval virtual e, o tornou possível não na tela do computador ou na do cinema, mas sim na cabeça e nos pés da comunidade de Padre Miguel. Foi ela que brilhantemente materializou aquele carnaval futurista, ou como queiram virtual na Marquês de Sapucaí.
Ziriguidum 2001, inspirado no cinema cientifico, mostrou que a idéia de virtualidade não ocorre apenas na tela do computador ou na da pintura como fizeram os surrealistas, ela também pode está ali, no asfalto, como no caso do carnaval da Mocidade em 1985.
Fernando Pinto (foto) transformou sua utopia de levar o carnaval para as estrelas, para o futuro, em realidade virtual. Pois, embora o artista tenha criado toda uma existência entre sua utopia e a realidade objetiva, nem a Mocidade e tão pouco o público estavam, nas estrelas ou no ano de 2001, mas sim, na Marquês de Sapucaí e no ano 1985.
Por tanto este desfile, teve um caráter virtual, pois sua existência e realização foram apenas aparentes, apesar de termos a sensação de serem reais e verdadeiros.


Ouça o aúdio do Desfile da Mocidade de 1985 (ao vivo):



foto: divulgação
____________________________________
Prof. Mariano
Pesquisador e carnavalesco do carnaval de Niterói

Um comentário:

  1. Mariano,o Fernando Pinto se tornou "cultura", hoje ele é fonte de pesquisa e inspiração para colegas de profissão, estudiosos, acadêmicos...

    Acho que esse é o maior retorno que tem um artista popular, ver sua vida e a sua obra serem temas de Mestrados, Doutorados, peças teatrais, exposições...

    Enfim, o artista continua vivo!

    Até guri
    Saul Cunha

    ResponderExcluir