A opinião do pesquisador e historiador sobre os acontecimentos do carnaval

Corações Unidos: uma parte da história do carnaval de Niterói


No último domingo foi comemorado na antiga quadra da Corações Unidos, o primeiro aniversário do Bloco Carnavalesco União da Engenhoca, bem como o campeonato conquistado pela agremiação no carnaval de Niterói. Mas uma questão vem sendo discutida intensamente na comunidade da engenhoca, que é a possível venda da sua quadra de ensaios.



Apesar de admitirmos que aos donos de qualquer propriedade privada, lhes cabem dá o destino que convém ao seu imóvel. O caso específico da quadra da Corações Unidos requer uma reflexão, pois o possível fim daquele espaço carnavalesco representaria o desaparecimento de parte da memória do carnaval de Niterói. Carnaval este que vem a cada ano, com a luta da UESCN junto com os sambistas, se revitalizando e voltando a ser uma festa bastante popular.



Após 23 anos de silêncio um obstinado grupo de sambistas trouxe de volta a história da Corações Unidos, abrindo sua quadra e depois no seu projeto de carnaval homenageando-a com o enredo “Na união da engenhoca os corações contam sua história”. Hoje aquele espaço trás todo um simbolismo que une o passado glorioso daquela que foi um dos maiores ícones do carnaval de Niterói, com presente promissor do Bloco União da Engenhoca que no seu primeiro desfile valendo titulo sagrou-se campeão.


Precisamos por tanto discutir com a sociedade, pois não se trata de uma venda qualquer, mas a perda de um patrimônio da história da cultura popular, que não pode ser descartada sem que haja um dialogo com os atores envolvidos. Pois nas questões que abrangem cultura e sociedade, não basta tão somente o aspecto financeiro, mas sensibilidade para entender a importância das manifestações populares na construção da cultura brasileira.

_________________________________

Professor Mariano

é professor de História, pesquisador do carnaval e colunista do blog na “Cadência da Bateria”

3 comentários:

  1. Nao querer falar mas acho que ja a uniao da engenhoca nao quis chegar no carnaval com o antigo nome coracoes unidos, acho que ela tem que construir sua historia e sua propia quadra e nao ficar se fixando na historia da extinta agremiaçao.
    Respeito a todos da engenhoca e adjacencias

    ResponderExcluir
  2. Professor Mariano quero ter um coluna tambem falando da mocidade
    para de falar presidente da uniao!!!
    Puxa do Ito
    rsrsrsrssr......

    ResponderExcluir
  3. Sou neto de Roberto do Santos, Carnavalesco e criador do Corações Unidos.E estava querendo continuar o trabalho de meu avô Reativando a escola de samba Corações unidos.Sou ritimista do Academisco do cubango onde conheci o trabalho de meu avô melhor,meu maior desejo e ver o coraçoes unidos desfilar de novo com a mesma garra da época dele!!
    Gostaria da colaboração de vôces para q eu possa fazer o corações unidos bater de novo!
    Hiago

    ResponderExcluir