Estamos vivendo o periodo da escolha de sambas enredo para carnaval de 2010, e com ele o momento para nós analistas e pesquisadores, refletirmos sobre a qualidade das obras daqueles que querem ter a pretensão de representar o hino de sua escola.
Escutando alguns sambas e acompanhando as disputas e apresentações nas quadras, estou muito preocupado com o que tenho escutado. É impressionante como a cada ano a qualidade do samba enredo vem caindo. Para nós existem, duas razões que podem ajudar a elucidar tal fenômeno.
A primeira é a mercantilização e banalização da escolha do enredo por parte das agremiações. Para arrecadarem uns trocados a mais, algumas escolas se sujeitam a fazerem dos seus enredos, moedas de trocas. Assim colocam na avenida temas que não conseguem se fazer entender e o que é pior, não cria no compositor uma inspiração poética, que facilite a criação de obras de qualidade.
Hoje se fala de tudo nos enredos, mas se mostra quase nada, pois os temas são superficiais e genéricos. Seus conteúdos são cheios de informações, mas carecem de qualidade que permita revelar ao compositor, um horizonte para sua criação poética.
O resultado da realidade destes enredos é a composição de sambas enredo com melodias repetidas de outros carnavais e letras que são verdadeiras, “sopas de letrinhas”, pois são cheias de palavras e informações que são jogadas no papel sem sentido algum.
Outro fator que pode explicar a queda da qualidade dos atuais sambas é a mediocretização da formação do compositor de samba enredo. Hoje qualquer um que escreve se acha poeta, sem, no entanto, ter conhecimento, sensibilidade e talento para isto. O resultado é a exibição de sambas ruins de letras e melodias.
Não estou exigindo, que ninguém faça samba como antigamente. Pois a inovação é algo intrínseco na história dos sambas enredo. Mas que apenas se respeite, a forma e a essência de verdadeiro samba enredo.
Oxalá! Que a safra de sambas enredo melhore, pois nenhum ouvindo merece escutar tanta coisa ruim numa noite só.
foto:divulgação
_____________________
Na Cadência da Bateria
"Carnaval o ano todo"
Nenhum comentário:
Postar um comentário