A opinião do pesquisador e historiador sobre os acontecimentos do carnaval

Balanço do Fonseca sai na frente com a escolha de um grande enredo para carnaval de 2010.

Em tempos de enredo vazio de conteúdo e de difícil entendimento, é louvável a escolha do café como tema de enredo da querida escola de samba de Niterói Balanço do Fonseca.

Apesar de ter sido explorando algumas vezes na avenida, o café é um assunto que ainda nos revela grandes curiosidades, senão vejamos: no Brasil, escravos e café tiveram uma origem comum: a África. Natural das Montanhas da Abissínia (atual Etiópia), o café era originalmente comido em forma de pasta. A entrada no mundo árabe mudou seu tratamento. Passou a ser torrado, reduzido a pó e lançado em água fervente. Ainda hoje se chama “Café turco”. De comida, passou a bebida, mas não coado. O intenso contato entre árabes e as cidades italianas, principalmente a partir do século XVII, acabou por introduzir o café na Europa, o qual recebeu mais um acréscimo em sua preparação: a filtragem, pois os italianos não apreciavam a sua borra. Estava criada a forma de preparo da bebida, utilizada até os dias de hoje.
Em relação à cultura produzida pelos chamados Barões do café, a construção das nossas salas de jantares, com seus talheres e mesas longas, foi uma tradição feita por esses homens, que sustentavam o poder e lançavam modas.


No plano político, uma coisa que não foi muito abordada nos outros enredos que falaram do café, foi à aliança café e política.
O poder de Minas Gerais nesse período é explicado não pela força econômica do gado de leite, mas pela sua projeção política garantida pela bancada de 37 deputados, a maior do país. E a influência de Minas também deriva da forte cafeicultura, já que foi o segundo maior produtor de café do Brasil até o final da década de 1920, sendo responsável por 20% em média da produção nacional. Por esses dados cai por terra aquela história da republica do “Café com leite”. A expressão mais adequada para pré-suposta aliança Minas Gerais-São Paulo seria então “Café com Café”.


Como vocês podem ver, o tema café ainda pode trazer muitas novidades e singularidades pesquisadas sobre o assunto.
Esperamos que o carnavalesco responsável pela materialização do enredo do Balanço do Fonseca possa fazer de um tema já visto em outros carnavais, um desfile original. Pesquisa tem , é só vasculhar.


foto:divulgção
____________________________________
Prof. Mariano
Pesquisador e carnavalesco do carnaval de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário