A opinião do pesquisador e historiador sobre os acontecimentos do carnaval

Unidos do Jacarezinho: Força, raça, poesia e samba no pé


      Tem um verso muito conhecido de um samba alusivo da Unidos do jacarezinho que Diz assim. “ninguém segura meu jacaré, meu jacaré, tem poesia e samba no pé”.                 
      Pesquisando cuidadosamente a obra musical desta magnífica escola de samba, pude constatar que estes versos reproduzem fielmente uma das características mais marcantes da Jacarezinho, que é o lirismo poético aliado a um ritmo peculiar que faz seus sambas se tornar um dos mais singulares da história do samba enredo.
       Fruto da fusão de três agremiações da região, Unidos do Morro azul, Unidos do Jacaré e do bloco Não tem Mosquito, a Jacarezinho tem uma história calcada na força da sua comunidade, basicamente de maioria negra e proletária e de uma profícua e talentosa ala de compositores que tem no seu quadro, figuras como nada mais nada menos, que Monarco, Bené do Feitiço, Nonô e o imortal Barbeirinho do Jacarezinho.
       Em 1970 estreando como debutante entre as grandes do Rio a pequenina Jacarezinho já dava seu bom cartão de visita , mostrando com o belíssimo samba enredo O Fabuloso Mundo do Circo, que ela compensaria sua falta de grana para fazer seus desfiles plásticos, desfilando obras musicais que tocariam a alma do sambista carioca. Este samba de autoria da dupla de compositores da escola Marcos e Sarabanda pode ser considerado um clássico do gênero. A melodia é baseada nas cantigas de roda e tem no laiá laiá uma marca da sua identidade musical, que vai aparecer constantemente nos outros sambas da agremiação.
       Durante o restante da década de 70 a Jacarezinho foi desfilando vários sambas de alto nível, mas eu destaco dois como obras fenomenais. O primeiro é Catarina Mina de 1975 neste enredo o jacaré, conta a quase desconhecida história da sensual e bela escrava Catarina Mina, que usou o seu corpo e seu amor para negociar sua participação na sociedade maranhense colonial. Eis um dos estribilhos deste belo samba.
                               Olha o boi bumba
                               Olha o Catimbó
                               Salve o batuque
                               No terreiro da vovó.
         Rode compositor solitário desta obra, recorre como de costume da ala de compositores da escola, as cantigas populares para ilustrar suas poesias.
          Em 1976 a Jacarezinho desceu para defender mais um belo samba enredo, se tratava de Canudos, sua história, sua gente. Engraçado, é que neste mesmo ano, outra escola tão popular como a Jacarezinho, a Em Cima da Hora, emplacava também um dos sambas, mas bonitos do carnaval carioca, Os Sertões que a exemplo da Jacarezinho abordava a carnificina proporcionada pelas elites brasileiras para acabar com a obra social criada por Conselheiro e seu povo. Talvez pela grandeza do samba da Em Cima da Hora , pouca gente nota a qualidade deste samba da Jacarezinho. O que tem de mais singular e fantástico neste samba é, o seu refrão principal.
                              Oh virgem do Rosário
                              Senhora do mundo
                              Dê- me um coco d´agua
                              Senão eu vou ao fundo.
          Guaraci, Meireles, Moreira e Thompson são de uma felicidade poética fora do comum, carnavaliza a prece que o pessoal de Canudos clamava nas horas mais críticas de embate contra as forças do Estado reacionário. Belo!

          Nos anos 80 chega para administrar a escola mestre Monarco, com ele, começa uma fase de homenagens a grandes compositores da nossa música popular, em 1981 a escola leva para avenida o enredo Paulo da Portela, a majestade do samba. Em 1982 é a vez de homenagear Geraldo Pereira e finalmente vem à coroação com o enredo Candeia, a luz da inspiração, que deu a escola o título de campeã do extinto grupo 1B o acesso dá época que dava ascensão ao grupo principal.
        Com esta justa homenagem a um dos homens mais politizados do mundo do samba, mestre Candeia, a Jacarezinho produz mais uma obra prima musical. Com um samba sério, nostálgico e de exaltação, a verde rosa do Jacaré, sensibiliza toda a passarela do samba ao passar com este cântico já nas primeiras horas da manhã de domingo de carnaval. No tom dos versos do samba de Bené Feitiço, Pedrinho Total, Zé Leitão, Vilmar e Marquinho Mancha, a Jacarezinho, apresenta um desfile em tom menor e uma apresentação plástica comandada pelo carnavalesco Flávio Tavares que leva aos jurados a não terem dúvida da campeã do acesso de 86. A pesar dos protestos feitos pela Acadêmicos do Engenho da Rainha ao Presidente da extinta Rio Tur Trajano Ribeiro em relação a uma nota 7 recebida pela bateria da escola. Lamentações e polemicas não podem macular este campeonato da Jacarezinho.
       Para finalizar, quero dizer, que esta reflexão sobre esta bela agremiação carnavalesca chamada Unidos do Jacarezinho, visa também, além de mostrar o valor cultural desta favela fantástica, que foi e ainda é responsável pela liberação de grande parte de trabalhadores que vão vender sua força de trabalho para os magnatas da zona sul, mas que como vimos ajudou a escrever uma bonita pagina da história do samba carioca.
       A favela do Jacarezinho não é só tráfico e miséria como mostra a mídia burguesa todos os dias, por trás desta realidade mórbida produzida pelo capitalismo excludente se esconde, uma bela história de amor chamada Grêmio Recreativo escola de samba Unidos do Jacarezinho. 

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