A opinião do pesquisador e historiador sobre os acontecimentos do carnaval

Os grandes sambas de enredo da década de 2000

No ultimo dia 31 de dezembro de 2010, se encerrou a primeira década de 2000 e, com ela se foram alguns sambas enredo, que pelas suas qualidades, ajudaram a construir a memória sonora das escolas de samba neste período.

Selecionamos dez sambas de enredo, que a nosso ver, se destacaram como boas composições, nos primeiros dez anos da década de 2000.

Começamos pelo ano de 2001. Lá, pincelamos duas pérolas: a primeira é Saga de Agotime da Beija Flor. Este samba teve a África como tema gerador, trazendo a história da negra Maria Mineira Naê. Introdutora do vodu na América. A ritualística sonora com grande força nos atabaques é o ponto alto deste magnífico samba. A impressão que se tem, é que estamos na África antiga ao ouvirmos este samba da Beija Flor. A outra obra de 2001 que destacamos é o da Grande Rio. O Profeta saído do Fogo. Este enredo tirou do anonimato histórico, o profeta Gentileza, que soube como ninguém, expressar o valor da cultura popular, através das suas reflexões contra o sistema capitalista. O samba tem uma melodia bem comovente, como também, uma letra que soube sintetizar bem o enredo.

Do ano de 2002, iniciamos com o sambaço da Mangueira, campeã daquele ano. Com seu Brasil com Z é pra Cabra da Peste, Brasil com S é Nação do Nordeste. A Mangueira trouxe um samba com uma melodia valente e uma dissertação belíssima! O outro samba escolhido deste ano foi o da Unidos do Porto da Pedra. Serra Acima Rumo à Terra dos Coroados. Samba cuja força é sua contagiante melodia, sempre em tom maior.

Em 2003, começamos com a recordação de um clássico do samba enredo. O fabuloso Agudás da Unidos da Tijuca. Nele a escola do Borel contou a saga dos “leões” africanos voltando para as terras dos seus ancestrais na África. Neste mesmo ano a Unidos do Viradouro trouxe para Marques de Sapucaí um belo samba enredo. A Viradouro canta e conta Bibi. Com um lirismo singular e uma letra emocionante a escola de Niterói contou a história de uma grande atriz brasileira. Mas 2003 ainda revelou outro bom samba, e de novo a Grande Rio, desta vez o tema é: O Brasil que vale. Destaco neste samba a criatividade dos compositores, que transformaram um enredo “frio” que falava de mineração, em um samba enredo emotivo e harmonioso.

Pulamos agora para o ano de 2007 e lá recordamos uma obra prima do Salgueiro Candaces. Novamente o tema afro, fez nascer um grande samba. Destaco nesta poesia a dissertação do samba que mostra com muita riqueza poética a história das rainhas negras.

Para fecharmos a nossa escolha dos dez melhores sambas da primeira década de 2000, selecionamos duas obras da querida Imperatriz Leopoldinense. A primeira é de 2008 João e Marias. Este samba se destaca pela singeleza da sua dissertação. O outro samba é o de 2010. Brasil de todos os Deuses, um samba que traz consigo todos os requisitos que um bom samba de enredo tem que ter. Letra consistente e contornos melódicos bem definidos e variados.

Estes, portanto foram os 10 sambas escolhidos por nós como bons samba de enredo da primeira década de 2000. É claro que pode ter ficado de fora outras obras que não foram lembradas aqui pelo nosso critério de escolha. Mas, o que fica legal a registrar é que, ao contrario de que parte da crítica de samba enredo diz a década de 2000, não é uma década perdida em termos de qualidade de samba enredo.
___________________________________
Prof. Mariano
Pesquisador e carnavalesco do carnaval de Niterói

2 comentários:

  1. Há gosto pra tudo né... Desses só concordo com "Agotime" e "João e Marias" que são os únicos que conseguem aliar letra perfeita a uma melodia bonita.

    * Candaces é apelativo até dizer chega.

    * "Brasil de todos os deuses" tem uma melodia muito da chatinha e a letra é bonita, mas não tem nada demais. Tem muito samba concorrente da Praça Seca melhor.

    * "Brasil que vale" pow eu não vou nem comentar pq parece alguma brincadeira. Se tivesse citado o samba da camisinha eu levaria mais a sério.

    * Viradouro canta Bibi eu não concordo de estar entre os 10 melhores, mas aí é opinião, bem poderia até estar mesmo pq é um bom samba sim.

    * Mesmo caso do Gentileza da Grande Rio, não ta entre os meus 10 melhores, mas poderia estar, é um samba muito bom tb.

    * O samba da Porto da Pedra dos coroados tem uma melodia chata toda a vida.

    * Agudás é um samba que muita gente gosta, tenho que dar o braço a torcer, mas é pra cima demais pro meu gosto, enjoativo de cantar. passo.

    *O samba do Nordeste da Mangueira não consegue nem mesmo ser o melhor da própria escola, perde feio pros 10 Mandamentos (2003), pro samba da língua portuguesa, pro samba de 2010...


    Na moral, eu entrei aqui nesse blog pra pesquisar um pouco sobre o Carnaval de Niteroi e graças a rádio do blog conheci uns sambas que nunca tinha ouvido na vida.

    A lista de reprodução da rádio do Na Cadência é muito melhor que esse top10 aí...

    Pega aquele samba que fala do sabão (acho que é da Folia do Viradouro), o do Bota no Rego 2010 sobre a Galícia, o da escola virtual que fala da Tia Ciata, aquela outra virtual que fala do Luís de Camões, maís o Paraíso do Tuiuti sobre o Cartola, o da União da Engenhoca sobre o amor, o Araribloco falando dos personagens do bairro, pow dez a zero!

    ResponderExcluir
  2. Minha lista, sem ordem, de cabeça aqui, pode ser que mude após uam análise mais fria, mas dos que consigo lembrar:

    1- Agotime
    2- João e Marias
    3- Mangueira 2003 (10 mandamentos)
    4- Mocidade 2009 (Machado de Assis)
    5- Porto da Pedra 2007 (Preto e Branco a Cores)
    6- Vila 2010 (Noel)
    7- Vila 2005 (singrando os mares)
    8- Mangueira 2010 (música)
    9- Ilha 2010 (Dom Quixote)
    10- Imperatriz 2005 (Uma Delirante Confusão Fabulística)

    Tirando o da Ilha 2010 que é mais gosto mesmo, o resto tudo posso explicar tecnicamente. Por exemplo, o samba da Imperatriz além da melodia gostosa, tem uma letra de grande poesia, com rimas ricas e difíceis. A rima com "Andersen" o cara teve que construir toda uma frase pra poder fechar.

    O da vila 2005 é cheia de metáforas e recursos de estilo interessantes pra fazer a analogia com a navegação. A comparação do rebaixamento e ascenção da escola com o de uma tormenta em alto mar é muito interessante.

    O mnesmo diria do samba da Porto da Pedra sobre a África do Sul.

    Mocidade 2009 foi um samba que sofreu muita resistência, foi criticado e não aconteceu, mas apenas por ter ficado a sombra de outro samba finalista, que se tivesse vencido, tb entraria na minha lista. Foi uma pena dois sambas de altíssimo nível terem chegado numa mesma eliminatória interna e um deles ter que ter sido cortado. Mas esse samba é poderoso, pura poesia, melodia muito bonita, consegue descrever bem a trajetória dos dois homenageados.

    O samba da Vila sobre Noel dispensa aprensentações, não entendo como pode ter ficado de fora, embora admito que não tenha funcionado tão bem na avenida, como se esperava.

    ResponderExcluir